Review: Spelunky

19 outubro 2013


Vou começar este review colocando uma opinião bem pessoal: geralmente não gosto de jogos indies. Digo isso porque em um montante de 10 indie games, consigo gostar de 1. Por sorte, joguei um destes no fim de semana no PS Vita. Spelunky é genial.

Lançado em 2009 para PC e depois em 2012 para Xbox360 com uma versão aprimorada, foi este ano no PS Vita que o game chegou ao seu apogeu. Na tela Oled do portátil da Sony o game esbanja simpatia e beleza. Jogar Spelunky é como jogar Mário: prazeroso, desafiante e, às vezes, frustrante. Contudo, por mais difícil que o jogo possa se tornar, à medida que você passa de fase existe uma jogada de mestre para quando chegar a hora fatídica de sua morte: você iniciará o game com fases totalmente diferentes. Spelunky possui um sistema de criação de fases randômicas. Daí, podemos dizer que, diferente dos Marios e Sonics da era de 16 bits, Spelunky faz com que o jogador adquira habilidades para passar de fase e não apenas decore os inimigos, saltos e objetos para chegar ao chefão final. Pense como se fosse um RPG, onde a experiência quem adquire é o próprio jogador. Para chegar ao final do game, você deverá aprender cada limitação de seu personagem, cada alcance de pulo, abrangência das explosões de suas bombas, a movimentação de cada inimigo... enfim, você tem que se tornar um mestre do game. 


Além das qualidades mencionadas acima, Spelunky ainda possui outros méritos: é um game que praticamente não possui cutscenes, quicktime events, e sua história é mínima, porém interessante, uma vez que faz com que o jogador possa optar pelo personagem (e suas engraçadas características) logo no início do jogo. Existem também modalidades multiplayer: um deathmatch, que não é muito legal, e um modo cooperativo. Este último muito bacana, apesar de ter um segundo jogador na tela que atrapalha a atenção necessária para realizar façanhas vez ou outra. No mais, é um game que vale a pena ser jogado, principalmente no PS Vita.

Plataformas: PC/PS3/Xbox360/PS Vita
Desenvolvedor: Derek Yu

Nota: 7/10

E aí, você já jogou? Poste aqui seu comentário.

Até mais! Cris

19 outubro 2013
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