Review: Titanfall

24 março 2014



 Titanfall é massivo. Um jogo feito exclusivamente para ser jogando online e que possui apenas o modo multiplayer, era para ser julgado como, no mínimo, incompleto. Mas, felizmente, não é. Titanfall veio especificamente para mudar um cenário gasto, que não apresentava nenhuma grande inovação nos últimos anos: o multiplayer FPS.


Apesar de toda grande franquia tentar algo novo nessa área, Titanfall deu o passo certo. Foi concebido, e essa é sua primeira qualidade, desde seu design, modos de jogo e desempenho, exatamente para isso: ser o rei do multiplayer.

A inovação de Titanfall em si não está em seus modos de jogo, que apesar dos nomes, são os mesmos clássicos de qualquer shooter.: Attrition (o famoso mata-mata), Last Titan Standing (aqui todos começam com titãs), Hardpoint (lembra o modo Conquest de Battlefield), Capture the Flag (o nome já diz), e Pilot Hunter. Temos a evolução dos conforme se ganha experiência, nada diferente do que existe no mercado. Mas então, vem a pergunta: onde está a inovação?

Titanfall começa com um tutorial. Daqueles detalhados e maçantes. Contudo, extremamente importante. A forma de se jogar Titanfall com certeza é seu maior trunfo. Ao pegar o controle nas mãos, você sentirá a diferença. O peso do personagem, velocidade, deslocamento, fluidez... tudo é novo. É uma sensação experimentada apenas por quem realmente puder colocar as mãos no jogo.

Como piloto, você é rápido e ágil. Consegue andar pelas paredes e tem um jetpack para dar saltos enormes. A mobilidade em Titanfall é extremamente fluída. E essa característica faz com que jogadores menos experientes em FPS (como eu) consigam entrar em um lobby e fazer a diferença. Claro que como qualquer game, os mais dedicados irão reinar. 


Mas, como o próprio nome diz, os Titãs são o maior destaque do jogo. Cada player possui um cronômetro que vai diminuindo durante a partida. Cada inimigo abatido, confere uma diminuição mais rápida no relógio. Ao chegar a zero, seu Titã fica disponível para ser “invocado” e, como o próprio nome do título, ele “cai” do céu. Nessa hora, um escudo é formado em torno do seu robô, garantindo que só você pode comandá-lo. Ao entrar em seu Titã, a jogabilidade muda. Seus pulos são trocados por investidas. Seu poder de fogo aumenta e os pilotos adversários se tornam formigas a serem esmagadas. Porém, o balanceamento do jogo faz com que mesmo um simples piloto seja uma ameaça. Isso porque além da arma principal e secundária, cada piloto ainda possui uma arma anti-Titã. Um lança mísseis que pode fazer um estrago. Fora que através do jetpack, um simples piloto poderá escalar um robô e literalmente arrancar sua cabeça. Sensacional. Quanto às classes, uma partida exige que você jogue no mínimo com duas diferentes. Isso faz com que o jogador, mesmo o casual, consiga experimentar a força de um Titã. 

Titanfall apresenta um nível de detalhamento tremendo. Apesar de não rodar em Full HD no Xbox One, o jogo não deixa nada a desejar, tornando a falta do 1080p mais uma questão técnica do que prática. Nos PCs, mesmo computadores menos poderosos conseguirão rodar o game de maneira excelente. Raramente você observará serrilhado nos cenários. Explosões, tiros e partículas ocorrerão nos cenários aos montes, sem prejudicar hora nenhuma o framerate durante a partida. Incrível. A parte sonora do game então, é um show a parte. Parece realmente que você se encontra em meio a um conflito, tão grande o realismo dos sons vindo de longe, tiros passando por perto, e Titãs rasgando os céus. 

A maior falta de Titanfall é a falta de uma modalidade offline. Digo isso, não enfatizando a falta de uma modalidade single player, mas a de um modo com tela dividida para curtir com um amigo ou de treinamento com boots, sem necessariamente ter obrigatoriedade de se estar online. 


Houve muito hype em torno de Titanfall. E é com satisfação que digo que toda a expectativa valeu à pena. Tido como sucessor de Call of Duty como rei das partidas multiplayer, Titanfall já inicia seu reinado na promessa de ter uma sequência ainda mais atordoante e divertida. 







Plataforma: Xbox One / Xobx360 / PC
Desenvolvedora: Respawn Entertainment

Nota: 9,0/10

Até mais! Cris

24 março 2014
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