Resenha: Entre o Agora e o Sempre - J. A. Redmerski

04 junho 2014


Entre o Agora e o Sempre, de J. A. Redmerski, é a continuação de Entre o Agora e o Nunca. Confira a resenha aqui.

Depois de tudo que Camryn e Andrew passaram, agora eles estão felizes morando no Texas. Andrew se recuperou bem, eles estão animados com uma novidade e tentando decidir onde irão morar, finalmente.

“Sinceramente, acho que nunca vi Andrew sorrir daquele jeito. Talvez naquela noite em que cantei com ele pela primeira vez em Nova Orleans, quando ele ficou tão orgulhoso de mim, mas mesmo assim não sei se alguma coisa poderia se igualar à cara que ele tá fazendo agora. Meu coração está batendo nas costelas de empolgação, especialmente com a reação de Andrew.”

“Alguns meses atrás, quando eu estava deitado naquela cama de hospital, não achava que estaria vivo hoje, (...) e noivo de um anjo de boca suja. Mas aqui estou. Aqui estamos, Camryn e eu, enfrentando o mundo... de uma forma diferente. As coisas não aconteceram exatamente conforme planejamos, mas também isso raramente é o caso. E nenhum dos dois mudaria o modo como elas aconteceram, mesmo se pudesse.” 

Entretanto, logo em seguida o casal passa por mais uma situação difícil e sofrida. Dessa vez é Camryn quem precisa de Andrew. Ela está diferente, triste e deprimida, e ele descobre que na verdade Camryn ainda têm problemas antigos mal resolvidos. Ian morreu, o pai a abandonou, o irmão foi preso, e Natalie desacreditou nela. Camryn ainda não aprendeu a lidar com a perda e terá seus “momentos de fraqueza”.

Com isso, Andrew também muda. Ele perde aquele estilo selvagem e, na tentativa de ajudá-la, passa a tratar Camryn como uma boneca frágil, o que dificulta ainda mais a situação.

“É nesse exato momento que percebo que essa é a primeira vez que Camryn se abriu a respeito disso tudo comigo, ou com qualquer outra pessoa. Penso nas coisas que Natalie me contou, e nas conversas que Camryn e eu tivemos na estrada, e sei que no momento Camryn está admitindo a dimensão de sua dor não só para outra pessoa, mas o mais importante, para si mesma.”

O casal está perdido, sem saber para onde ir, onde morar, o que fazer da vida. A única certeza que eles têm é a de que se amam e que ficarão juntos para sempre, em qualquer situação.

“Em cinco meses, me encontrei com ele, me apaixonei total, incondicional e loucamente, aprendi de verdade a viver, conheci praticamente toda a sua família e logo me senti parte dela, enfrentei uma jornada desafiando a morte com Andrew, fiquei (...) noiva. Tudo em cinco meses. E agora aqui estamos, enfrentando mais uma dificuldade. E ele continua comigo a cada passo. Fui idiota e fraca (...), e ele continua aqui. Eu me pergunto se existe alguma coisa que eu possa fazer que seria tão horrível a ponto de ele me abandonar. Algo no meu coração diz que não, não existe nada capaz disso. Nada mesmo. Nunca vou entender, enquanto eu viver, como tive a sorte de ficar com ele.”

Numa tentativa desesperada de voltar ao que eram antes, irão pôr os pés na estrada novamente e finalizar histórias inacabadas. É onde também grandes decisões serão tomadas.

“- Andrew?
Eu paro, me viro para ela e digo:
- Me dá uma semana.
- Uma semana pra quê?
Sorrio fracamente.
- Só concorda. Fica aqui comigo uma semana.
Cada vez mais confusa, ela diz:
- Hãã, tá. Vou ficar aqui com você uma semana - embora esteja estampado em seu rosto que ela não sabe com o que está concordando.
Mas ela confia, e isso significa tudo para mim. Vou dar a nós dois o que ambos precisamos, querendo ela ou não.”


É uma leitura ótima, supertranquila. Considerando que é continuação de Entre o Agora e o Nunca, é um pouco difícil escrever sem spoiler.

Até certo ponto eu realmente pensei se a continuação era necessária, porque sinceramente não estava acrescentando muito. Embora eu tenha simplesmente amado o primeiro livro, esse parecia ser mais do mesmo. Mas, então vemos Camryn sofrer e aí começamos a perceber que, se no primeiro livro o foco estava em Andrew, nesse está em Camryn. E aí também percebemos muito claramente a amor de Andrew por ela.

Depois, o livro avança muito no tempo e o foco vai para as decisões do casal, para as atitudes que eles tiveram para conseguir o que queriam. Não era necessário fechar tanto  a história, como a autora fez. Mas, eu ainda achei muito interessante o toque de realidade que ela colocou nas atitudes deles enquanto casal.  

Como trata-se de um casal que é apaixonado por viagens e que acredita que ninguém deve ficar parado muito tempo no mesmo lugar, gostei das atitudes dos personagens para realizar os planos. Não se trata de um casal alienado, como se fosse muito simples conhecer o mundo ao bel prazer, como parece à primeira vista. Embora a ideia seja não programar muito, eles têm planos de curto e longo prazo. Preocupam-se com o dinheiro, em como conseguir, quanto gastar e quanto guardar, e também com condições de vida e segurança. Precisam crescer, assumir responsabilidades como qualquer pessoa, e ainda assim conseguem manter o foco nos sonhos durante toda a vida.

“(...) quando descemos do avião e sentimos a brisa nos nossos rostos, não só eu finalmente descobri que o ar é diferente mesmo em outros países, mas nós descobrimos que era real. (...) por mais que nos divertíssemos, daquele dia em diante, jamais poderíamos baixar a guarda. Nós crescemos.”

Embora o primeiro livro seja mais emocionante, esse nos leva a questionar mais as nossas próprias decisões para alcançar nossos sonhos. Com certeza, esse volume fez diferença.

As páginas são brancas; a fonte, a margem e o espaçamento são OK. O título é adequado com o enredo e a capa é linda.

Nota: 4/5 (Ótimo)

ISBN: 978-85-8105-215-1
Editora: Suma de Letras
Tradução: Michele Vartuli
Páginas: 303
Ano: 2014

E aí, você já leu? Poste aqui seu comentário.

Até mais! Fabi

04 junho 2014
Compartilhe :

0 comentários:

Comente aqui:

Sua opinião é importante para nós!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Sleg - Sobre Livros e Games - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger